Boa forma física reduz risco de morte precoce em homens

De fato, pesquisadores finlandeses confirmaram que o desempenho cardio-respiratório precário aumenta nos homens o risco de morte prematura tanto quanto outros fatores de risco conhecidos como fumo, pressão alta, obesidade e diabete.

 

A equipe, chefiada por Jari A. Laukkanen, da Universidade de Kuopio, baseou-se no estudo de 1.300 homens que não tinham doença cardiovascular, problemas pulmonares ou câncer. Com idade média de 52 anos, eles foram acompanhados por mais de 10 anos.

No início, os participantes realizaram um teste de esforço físico em uma bicicleta ergométrica e tiveram registrada sua capacidade de absorção máxima de oxigênio, medida aeróbica de potência respiratória, que reflete a intensidade da atividade física que uma pessoa pode realizar.

Os homens que conseguiram fazer o exercício por mais tempo e apresentaram maior absorção de oxigênio tinham maior probabilidade de estarem vivos ao final do estudo, informaram os pesquisadores na revista Archives of Internal Medicine, de 26 de março.

Os homens sem preparo físico, que apresentaram menor capacidade de absorção de oxigênio no teste de resistência inicial, estavam três vezes mais expostos ao risco de morte por alguma causa, mesmo depois de descontados os fatores que poderiam influenciar o resultado como idade, fumo e uso de álcool.

A probabilidade do risco de morte continuou a mesma entre os homens que apenas conseguiram completar o teste curto de exercício.

O condicionamento físico ajuda o coração da maioria das pessoas, isso é sabido, mas os benefícios de manter a forma pareceram ser mais amplos, segundo o estudo.

Homens com alta absorção de oxigênio e testes de exercício longos apresentaram menor probabilidade de morrer não apenas por doença cardiovascular, mas por várias outras causas, incluindo o câncer, revelaram os pesquisadores.

Os efeitos do exercício sobre a saúde cardiovascular são bem conhecidos, mas a associação entre boa forma física e redução do risco de morte por outras causas ainda está para ser bem compreendida, segundo o estudo.

"Um desempenho físico, leia-se cardio-respiratório, precário, de qualquer forma, é um fator de risco independente de morte prematura tão importante quanto o fumo, hipertensão, obesidade e diabete", concluiu a equipe. (Reuters Health)

© 2020 Cerpo. Todos os direitos reservados