RPG

A Reeducação Postural Global, ou RPG , é um método da fisioterapia que trata as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas. É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura. Criada na frança, em 1980 , pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada, exclusivamente, por fisioterapeutas.

Princípios
A técnica de RPG não visa apenas atender pacientes que estejam sentindo dor, mas também aqueles que buscam encontrar um melhor equilíbrio e viver em harmonia com o corpo. Tem como princípios a individualidade, cada ser humano sente e reage de maneira diferente; casualidade, a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma. A RPG remonta do sintoma à causa; globalidade, não tratar partes isoladas, e sim o corpo como um todo.

Tratamento
Para se obter um resultado positivo com RPG são necessárias sessões individuais e semanais, podendo haver exceções nos casos de maior gravidade. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.

Patologias indicadas
Para as mais diversas patologias clínicas a técnica de RPG é indicada. Alguns exemplos:

Ortopédico: ex.: pés planos e cavos, joelho valgo e varo, joanetes, escoliose, hiperlordose, hipercifose, torcicolo, dor cervical, dor dorsal etc. Neurológico: ex.: hérnia de disco e labirintite. Reumatológico: ex.: artrite, artrose, bursite, tendinite etc. Respiratório: ex.: asma, bronquite etc. Somáticos: ex.: stress, distúrbios circulatórios e digestivos etc.
( SBRPG )