Atenção à postura!
O nosso corpo funciona como um elo de estruturas, cujo eixo central é o esqueleto ósseo. Além de servir de arcabouço para os órgãos, ele dá aderência às cadeias de músculos, que são responsáveis pelos nossos movimentos.
No dia a dia é comum adotarmos muitas posturas incorretas. Na hora de assistir televisão ou ler algo, por exemplo, dificilmente as pessoas sentam como deveriam, ou seja, com as costas bem apoiadas ao encosto do sofá ou da poltrona e os pés colocados no chão. A maioria acaba ficando semideitado, com as costas curvas, sem encostar em nada, tendo apenas como apoio a cabeça e o quadril. As pernas ficam estendidas e, às vezes, cruzadas ou suspensas no ar por um encosto nos pés.
Apesar desta posição ser aparentemente confortável, essa postura não é nada boa para o corpo. Além de encurtar e tencionar músculos e ligamentos, pode também acarretar desvios da coluna e danos aos órgãos vitais como: o estômago, que fica espremido entre as costelas; os pulmões, que se encontram limitados em sua expansão; o coração, pois há dificuldade do sangue circular, e ainda os rins, que passam a funcionar mal pela pressão sofrida pelo encosto dos quadris.
É importante destacar que posturas incorretas adotadas no cotidiano podem contribuir para a desarmonia das estruturas orgânicas, provocando disfunções, que se tornam perceptíveis apenas quando as dores aparecem. A postura é importante em tudo que se faz, desde dormir, caminhar, trabalhar, e por isso deve ser correta, tornando-se um hábito para evitar doenças futuras. Por isso, endireite seu corpo.
DICAS
PARA TER BONS SONHOS
Dormir deve ser sinônimo de relaxamento. Se você acorda cansado, um dos motivos pode ser a sua posição de dormir. Evite deitar de bruços, pois o arco da coluna que se forma comprime os órgãos da cavidade abdominal, prejudicando o seu funcionamento. O ideal é dormir de frente, com um travesseiro embaixo dos joelhos (para diminuir a tensão dos joelhos) ou de lado, com a coluna reta e com um travesseiro entre os joelhos (para nivelar a bacia). Em ambas as posições, use sempre um travesseiro embaixo da cabeça acompanhando todo o pescoço na altura dos ombros (evite travesseiros muito altos ou muito baixos, eles devem ser a continuação da cabeça até os ombros).
COMO PEGAR UM PESO
As pessoas têm o hábito errado de pegar o peso do chão apenas curvando o tronco e a coluna, deixando as pernas estendidas. Dessa forma, o peso é distribuído só na coluna, que não é preparada para isto. O correto é manter a coluna o mais reta possível e pegar o peso com os joelhos dobrados. Assim, você estará evitando as famosas hérnias de disco.
USANDO O COMPUTADOR
Substituto da antiga máquina de escrever, o computador é um dos maiores culpados das doenças por esforços repetitivos existentes (LER/DORT), não por sua tecnologia, e sim pelo fato das pessoas não saberem se posicionar à sua frente. O monitor deve estar na altura da visão para evitar que o pescoço fique esticado, tenso e assim evitando aquelas dores de cabeça no final do expediente. A cadeira ideal é aquela que promova o contato completo das costas com o encosto, cuja coluna fique reta e que forme um ângulo maior que 100 graus entre as costas e as pernas. Os pés devem está apoiados no chão e o cotovelo posicionado na altura da mesa para acessar o teclado.
ALTERNE AS POSIÇÕES
Qualquer posição ou postura por mais correta que seja cansa! Então, o ideal é alternar posturas, seja de pé ou sentado, e dar pausas para relaxar. Em pé a postura deve ser aquela que não sobrecarregue a coluna, braços ou pernas. Tente alinhar seu corpo evitando a flexão do tronco para frente (corcunda) ou evitando os quadris empinados, isso pode determinar flacidez muscular. Procure manter seus ombros nivelados e tome cuidado com bolsas ou adornos nos braços, eles não devem ser pesados ou imprimir desvios dos ombros para baixo, o que determinaria uma escoliose futura.
REEDUCAÇÃO POSTURAL
É fundamental saber identificar a postura errada. Mas essa avaliação, assim como a reeducação postural, deve ser feita por profissionais especializados, como os fisioterapeutas. Eles saberão diagnosticar o problema e determinar quais são os pontos de descompensação. Para tanto, os profissionais da área vêm se aprimorando em técnicas que buscam esse objetivo como: rolfing, ginástica holística, eutonia, osteopatia e, principalmente, com vários adeptos no Brasil, o RPG, ou seja, a Reeducação Postural Global.